Suporte > Ajudas & Manuais > Questões Gerais > Entendendo a "utilização de recursos"

Entendendo a "utilização de recursos"


Utilização de CPU

Este valor representa o quantidade de recursos alocados de processamento que está a utilizar actualmente. A quantidade de recursos de CPU que oferecemos para cada conta, é uma percentagem dos recursos do servidor/cluster como um todo.

Os limites são definidos mediante o plano de alojamento web activo pelo cliente.

Se esse valor chegar a 100%, então significa que está a user todos os recursos de processamento que estão alocados (permitidos) para sua conta de alojamento web e assim, todos os processos adicionais que tentam usar o CPU são colocados em fila de espera e terão que aguardar que todos os processos anteriores sejam concluídos. Isto fará com que seu website apresente bastante lentidão.



Utilização de Memória

Esse valor representa a quantidade de memória RAM que a sua conta está a utilizar. Cada processo criado na sua conta irá consumir memória, por exemplo: cada página PHP que um utilizador acede, cada ligação ao serviço de email que é tentada, etc.


Os limites são definidos mediante o plano de alojamento web activo pelo cliente.

Se esse valor chegar a 100%,  serão apresentados erros de acesso ao website, no entanto, assim que a utilização for reduzida, o acesso ao website ocorrerá de forma normal.



Processos de Entrada

Processos de entrada são o número de processos que acedem á sua conta. Por exemplo, todas as páginas PHP que são acedidas por um utilizador, geralmente irão gerar um único processo de entrada.

É verdade que cada visitante a aceder uma página PHP irá gerar um processo de entrada, mas esses processos costumam terminar rapidamente e desta forma é extremamente improvável que sejam gerados simultaneamente e num único momento, a menos é claro, que o website tenha um número significativamente grande de visitantes simultâneos, por exemplo, um lançamento de uma loja ou alguma promoção.

As sessões SSH e tarefas agendadas, contam para processos de entrada.

Quando o limite de processos de entrada é atingido, um erro 5xx (limite de recursos) é exibido.

Os limites são definidos mediante o plano de alojamento web activo pelo cliente.



Limite de I/O

Este valor representa o I/O (atividade do disco) que a conta de alojamento web está a utilizar. Qualquer tarefa que faça utilização da unidade de disco (leitura ou escrita) irá consumir deste limite.

Desta forma, fica garantido que nenhuma tarefa executada (geração de backup, consultas MySQL "exageradas", etc) na conta de alojamento web, não sature os discos, causando assim perda de desempenho para os restantes utilizadores do servidor/cluster.

Os limites são definidos mediante o plano de alojamento web activo pelo cliente.


Leia também